Abelhas (Apis Melífera)

As abelhas, são responsáveis por quase 80% da polinização das plantas cultivadas do planeta, além desse papel, algumas espécies de abelhas também são responsáveis pela produção de mel. Além de ser um alimento saboroso e com grande quantidade de energia, a substância serve de base para a geração de renda em diversas regiões do país.
Com a extinção das abelhas ou a redução da sua área de distribuição geográfica observaremos uma diminuição na quantidade e na qualidade de frutos e sementes produzidos e, consequentemente, na produção mundial de alimentos.  Economicamente, produzem mel, própolis, cera, geleia real e veneno, que são utilizados na indústriadealimentos e farmacêutica, e são comercializados no Brasil e exterior.
As Abelhas melíferas estão classificadas como insetos do Filo Arthropoda, Subfilo Hexapoda – Classe Insecta – Ordem Hymenoptera – Familia Apidae – Gênero Apis – Espécie A. melífera.

Apis Melífera

São classificados como pertencentes ao Filo Arthropoda, pois possuem seis patas distribuída em três pares ligadas ao tórax. Os insetos apresentam o corpo subdividido cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas, dois pares de asas, na maioria das vezes, mas há espécies com apenas um par e outras sem asas.
 O Subfilo Haxapoda, possui corpo diferenciado com cabeça, tórax e abdômen, um par de olhos laterais e um trio ou par de ocelos medianos, com um par de antenas unirremes multiarticuladas, mandíbulas e maxilas.
Classe Insecta, caracteriza se por apêndices bucais estognatos, mandíbulas com dois pontos de articulação.
Ordem Hymenoptera, é um dos maiores grupos dentre os insetos, compreendendo as vespas, abelhas e formigas. Compreendem se pelo fato de elas conterem espécies sociais, tais como algumas formigas e vespas. Possuem as peças bucais frequentemente alongadas e modificadas para a ingestão de néctar floral, uma característica típica dessa ordem,.
Abelhas são animais pertencentes à Família Apidae, as abelhas do Gênero Apis possuem ferrão e são mais agressivas. O Apis Melífera é uma das espécies mais utilizada na apicultura por produzir mel de excelente qualidade.

Link: Abelhas Vigiadas

Nenhum comentário :

Postar um comentário