Filo Arthropoda V - Subfilo Myriapoda

Temática: Subfilo Myriapoda


A cabeça é característica atrás do primeiro segmento e não apresenta nenhum apêndice, são unirremes, ou seja, não há divisão em seu corpo como tórax e abdome, prossoma e opistossoma. O segundo segmento possui um único par de antenas. Os aparelhos bucais mastigadores são modificados para formar um lábio superior, mandíbulas e um lábio inferior, no interior do qual está inserida uma cavidade bucal. Exceto em um grupo de centípedes, não existem olhos compostos. Todos os miriápodes conhecidos são terrestres.



Classe Chilopoda
Os quilópodes ou centopeias são formas terrestres com corpos moles achatados, com patas projetadas lateralmente; facilitando a inserção em fendas e espaços no folhedo. Apresentam uns 177 somitos. Cada somito menos a cabeça possuem um par de patas articuladas formando garras venenosas que utilizam por serem carnívoros predadores. Alimentam-se de baratas, minhocas e outros insetos.
São conhecidas aproximadamente 3.000 espécies e eles podem ter até 30 cm de comprimento. Os apêndices da cabeça são semelhantes aos dos insetos. Possuem um par de antenas, um par de mandíbulas e um ou dois pares de maxilas. Os olhos (par) localizam-se na face dorsal da cabeça e com muitos ocelos.
As centopeias habitam locais úmidos, embaixo de troncos e cascas de árvores e pedras. Alguns correm muito rápido, num ritmo metacrônico semelhante ao dos poliquetas. Tropeçar nas patas é um risco: as patas curtas e longas podem se alternar, ou as patas mais posteriores podem ser mais longas e se sobrepor (Scutigera sp). Os escutigeromorfos possuem 15 pares de patas e movem-se com rapidez. As lacraias na maioria são inofensivas aos seres humanos, aquelas que chegam a 30 cm de comprimento e podem ocasionar algum malefício (serem perigosas).
digestão é realizada por meio de um tubo reto no qual se abrem as glândulas salivares, já os dois pares de túbulos de Malpighi abrem-se no final do intestino. O sistema circulatório é constituído por um coração que apresenta uma série de óstios que permitem a volta do sangue para o coração por meio da hemocele. A respiração é traqueal e normalmente há um par de espiráculos em cada somito. O sistema nervoso é igual ao dos artrópodes.


Esses animais consistem de sexos separados, com gônadas ímpares e dutos pares, alguns são ovíparos e outros vivíparos. Os jovens são semelhantes aos adultos.

Classe Diplopoda
Os Milípedes (que significa mil pés) ou Diplópodes, são mais conhecidos como piolhos de cobra. Aproximadamente 10.000 espécies são conhecidas, com até 280 mm de comprimento, vivendo em locais úmidos e escuros. A maioria é herbívora e alimenta-se principalmente de material vegetal em decomposição ou vivo.
Possuem um grande número de apêndices, e cada somito abdominal possui dois pares. Seus corpos cilíndricos em secção transversal formam 25 a 100 somitos. O tórax contém quatro somitos cada um com um par de pernas. Na cabeça apresentam dois grupos de olhos, um par de antenas, um par de mandíbulas e uma maxila. A estrutura do corpo é semelhante a das centopeias, diferenciando em algumas estruturas, como, dois pares de espiráculos em cada somito abdominal os quais se abrem em câmaras de ar que os conectam aos tubos aéreos traqueais. Os milípedes se movem lentamente, com um impulso potente e possuem o hábito de enrolar-se quando se sentem perseguidos. Alguns produzem fluídos tóxicos ou repelentes através de glândulas repugnatórias, como por exemplo, em Spirobolus sp e Julus sp.

Julus sp.

Possuem duas aberturas genitais na extremidade do corpo. Na grande maioria destes animais os apêndices do sétimo somito possuem os órgãos copulatórios. Após a cópula, as fêmeas liberam os ovos em um ninho.

As diferenças:



Classe Pauropoda




É um grupo de miriápode de pequeno tamanho de comprimento nos quais os animais variam de 2mm ou até menos. Consistem de aproximadamente 500 espécies. A cabeça possui antenas ramificadas e não possuem olhos, em vez disso desenvolveram órgãos sensoriais. Apresentam nove pares de pernas, não registrando pernas no primeiro nem mesmo nos dois últimos.
Os Pauropodos não tem traqueias, espiráculos e nem mesmo sistema circulatório. São miriápodes menos conhecidos e podem ser representados por Pauropus sp e Allopauropus sp.

Classe Symphyla



Aproximadamente 160 foram descritas. Possuem tamanho de 2 a 10 mm de comprimento e os corpos são semelhantes aos das centopeias. Habitam húmus, folhas decompostas e detritos. Possuem corpo mole com 14 segmentos onde 12 são pernas e um é fiandeira. As antenas são longas e não-ramificadas.
Estes animais também não apresentam olhos e sim poros sensoriais. O sistema traqueal possui um par de espiráculos na cabeça.

Adaptação dos miriápodes ao ambiente terrestre
Não se sabe como os miriápodes invadiram o ambiente terrestre, possivelmente pela rota intersticial entre os grãos de areia. Os mais antigos fósseis encontrados, que datam do período Siluriano, estão localizados em depósitos terrestres e não há nada que indique uma origem a partir da água doce.

Concluindo, os miriápodes não são completamente terrestres, com a maioria das espécies confinadas a habitat úmido.

Nenhum comentário :

Postar um comentário