Filo Nematoda

Temática: Filo Nematoda




Filo Nematoda, cujo nome vem da palavra grega “nema”, que significa “fio”.  Os nematódeos, ou "vermes redondos", são totalmente diferentes dos platelmintos e nemertinos.  Existem aproximadamente 12.000 espécies. A maioria apresenta menos de 5 cm de comprimento, porém alguns podem chegar até a dezenas de centímetros. Podem ser de vida livre, em habitats marinhos, água doce e terrestre e são parasitas de animais e plantas.


Os de vida livre alimentam-se de bactérias, fungos, hifas e algas. Podem ser saprófagos ou coprófagos (vivem na matéria fecal). As espécies predadoras podem alimentar-se de rotíferos, tardígrados, pequenos anelídeos e outros nemátodes. Um nematódeo é caracterizado por uma cutícula espessa e extremamente resistente na parte externa e uma pressão hidrostática muito alta no interior.

Os vermes são triploblásticos, não segmentados e embutidos em uma cutícula resistente, mas flexível, sob a qual existe uma camada de músculo, longitudinal apenas. Não existe sangue ou outro sistema circulatório. A cavidade do corpo é denominada pseudoceloma, uma vez que é diretamente derivada do blastoceloma sem revestimento interno de mesoderme.

cutícula é depositada sobre uma "hipoderme" subjacente (o equivalente da epiderme externa dos demais vermes), a qual é sincicial. A cutícula é extremamente resistente. lndubitavelmente, ela é fundamental para a sobrevivência dos nematódeos como parasitas e tem sido muito difícil desenvolver pesticidas eficazes contra eles.
 
Lombriga

sistema locomotor depende totalmente dos músculos que trabalham contra a cutícula e a pressão interna. Não existem cílios: eles não poderiam bater na parte externa, nem na interna. O movimento é obtido pela contração de quatro blocos de músculo longitudinal, os quais (extraordinariamente) enviam projeções para os nervos em vez de receber terminações nervosas. Cada metade de um pedaço do verme contrai e relaxa alternadamente, empurrando o animal em ondas laterais. Estas ondas se propagam de frente para trás ao longo do verme, fazendo com que ele se mova para frente com a progressão ondulada que é tão típica dos nematódeos. A coordenação em tal sistema é obtida principalmente pela força hidráulica.

sistema nervoso é mínimo, com cordões nervosos longitudinais e um anel nervoso anterior em vez de um cérebro. As estruturas sensoriais podem estar presentes em ambas as extremidades, na forma de pequenas papilas táteis projetadas ou fossetas quimiossensoriais.

digestão consiste na entrada do alimento seguindo o seguinte percurso: boca, faringe muscular, um longo intestino não muscular, um reto curto e um ânus terminal. O alimento é sugado pela faringe e passado para o intestino e ocorre a defecação com auxílio dos músculos do ânus.

respiração é frequentemente anaeróbica, baseada na quebra parcial do glicogênio armazenado (amido animal).

Os sexos são normalmente separados.  Os machos são menores que as fêmeas e suas extremidades posteriores possuem um par de espículas copulatórias. A fertilização é interna, os ovos são armazenados no útero até a sua postura. As quatro fases juvenis estão separadas umas das outras por mudas ou por perdas de cutícula. Muitos nemátodes parasitas têm fases juvenis de vida livre. Outros necessitam de um hospedeiro intermediário para completar o seu ciclo de vida.

Os nematódeos têm sido muito prejudiciais aos seres humanos porque causam doenças e danificam a agricultura, mas o estudo do seu desenvolvimento nos proporcionou importantes ferramentas médicas.

Alguns Nemátodes parasitas de seres vivos:

Ascaris lumbricoides: o seu nome é derivado do grego (askaris, verme do intestino). É um dos parasitas mais comuns encontrados nos seres humanos. Uma fêmea pode botar 200.000 ovos por dia, sendo transmitidos através das fezes do hospedeiro. Os jovens podem permanecer viáveis no solo durante muitos meses e até anos. A infecção acontece quando são ingeridos ovos com vegetais crus ou quando as crianças colocam a mão na terra e colocam na boca, comum nas áreas rurais. Quando a pessoa engole os ovos, estes eclodem e perfuram a parede intestinal atingindo veias e vasos linfáticos e são levados do coração para os pulmões, onde podem romper os alvéolos, podendo ocasionar pneumonia, perturbações intestinais ou até mesmo entrar  no ouvido médio.



Necator americanosão conhecidos como vermes da ancilostomíase. Possuem a extremidade anterior tendo a forma de gancho. Os machos podem alcançar até 2 mm de comprimento. O meio de infecção é realizado através do contato com os jovens do solo. Quando a pele humana entra em contato com o solo infectado, os jovens infestantes perfuram a pele até atingir o sangue, alcançam os plumões e, finalmente, o intestino, de uma maneira semelhante à Ascaris. O Necator é mais comum no Sul dos Estados Unidos.




Triquina spiralisresponsável pela doença triquinose, pode infectar grande variedade de mamíferos como seres humanos, porcos, ratos, gatos, cachorros. Os porcos são infectados alimentando-se do lixo. Quando a carne que contém esses vermes jovens é ingerida, os vermes são liberados dentro do intestino, onde amadurecem. Infecções suaves são as mais comuns, porém as infecções pesadas podem causar a morte.

Triquinosis


Enterobius vermicularesO meio de infecção é causado através da inalação de poeiras com os ovos ou por contaminação com os dedos. Os parasitas adultos vivem no intestino grosso e ceco. As fêmeas são diplóides e surgem de ovos fertilizados, medem aproximadamente 12 mm de comprimento e migram à noite para a região anal para botar os ovos, fazendo com que o indivíduo sinta coceira nesta região. Os machos são haplóides e produzidos por partenogênese. A prevenção dessa verminose deve ser realizada através da higiene pessoal, especialmente das mãos.




Wuchereria brancroftivermes da filariose. Vivem no sistema linfático e as fêmeas têm comprimento de até 100 mm. A transmissão do verme de uma pessoa para a outra se faz pela picada do mosquito Culex, por isso a medida de prevenção é combater o inseto transmissor. Os sintomas estão associados com a inflamação e obstrução do sistema linfático. A condição é marcada por um crescimento excessivo do tecido conjuntivo e enorme inchaço das partes afetadas, como o escroto, pernas, braços, e raramente vulva e seios.




Os parasitas nemátodes de humanos causam muito desconforto, doenças e mortes como pode ser visto anteriormente, e em animais domésticos eles são uma fonte de grande perda econômica. A diagnose para a maioria dos nemátodes intestinais é realizada através do exame de fezes e a prevenção deve ser realizada por meio de higiene pessoal.




Nenhum comentário :

Postar um comentário