Filo Nemertinos

Temática: Filo Nemertinos





Os Nemertinos (também denominados Rincocélios) são "vermes com probóscides" separadas do trato digestório. Eles são frequentemente chamados de vermes de fita, por serem comumente longos e finos. Eles são primitiva e predominantemente marinhos e em geral muito coloridos.






Os nemertinos não constituem um filo menor, mas sim negligenciado. Mais de 1.000 espécies são conhecidas atualmente, muitas delas recém-descobertas e outras estão sendo encontradas em um ritmo acelerado, agora que o interesse pelo filo foi despertado.


O filo compartilha de algumas das características estruturais básicas dos Platelmintos. Embora a derivação tradicional dos nemertinos destes platelmintos não seja mais corroborada, a comparação também é uma boa abordagem para este filo. Uma consideração dos caracteres em que os nemertinos diferem dos platelmintos fornece tanto uma definição do plano corporal distinto dos nemertinos como uma introdução a algumas das características mais interessantes deste filo.



Quais são os principais grupos de nemertinos?

Anoplos: a probóscide não tem estiletes; a boca localiza-se abaixo ou posterior ao cérebro.
 PaIeonemertinos: por exemplo, Cephalothrix, Tubulanus. O cordão nervoso é periférico e os vermes têm muitas características simples.
 Heteronemertinos: por exemplo, Lineus, Cerebratulus. Estes são os nemertinos maiores e mais musculosos; a principal camada muscular é a externa longitudinal.
 Enoplos: a probóscide tem estiletes; a boca é anterior, abrindo-se com a rincocela.
Hoplonemertinos: por exemplo, Paranemertes, Prostoma, Argonemertes. O sistema nervoso central localiza-se no interior do músculo da parede do corpo: a camada muscular externa é circular.
Bdelonemertinos: por exemplo, Malacobdella. Comensais especializados em se alimentar por filtração, vivem nas cavidades do manto 1 dos moluscos bivalves.


Quais são as semelhanças entre os nemertinos e os platelmintos?

Eles possuem três folhetos corporais, (ectodermemesoderme e a endoderme), que envolvem o trato digestório. Não existe uma cavidade geral do corpo (isto é, são acelomados) e eles não são segmentados. Eles não possuem cutícula rígida limitada por uma epiderme ciliada e também não há um esqueleto rígido. Eles se movem para frente por meio do movimento ciliar (se forem suficientemente pequenos) e pelos músculos que comprimem o parênquima semilíquido não especializado. A extremidade anterior tem órgãos sensoriais, como os olhos, e existe um cérebro simples e um sistema nervoso onde os corpos das células nervosas e as fibras são rudimentares. As trocas respiratórias ocorrem em toda a superfície do corpo. Existem ductos excretores a partir de invaginações da ectoderme, frequentemente contendo células flama nas extremidades.

     Quais são as diferenças entre os nemertinos e os platelmintos?

    Além da ausência de especializações dos platelmintos, as diferenças mais pronunciadas são:

·         1. A probóscide.
·         2. O trato digestório tem duas aberturas, a boca e o ânus.
·         3. A presença de um sistema sanguíneo fechado.
·         4. Órgãos sensoriais cerebrais exclusivos.
·   5. Gônadas simples, regularmente repetidas ao longo do corpo. A reprodução sexual predomina, mas algumas espécies têm um grande poder regenerativo, que pode levar à reprodução assexuada.
·      6. Os vermes são tipicamente muito longos e finos, e capazes de grandes mudanças no comprimento.

À primeira vista, este é um filo bastante uniforme, mas existe uma variação ampla e aparentemente arbitrária em uma pequena escala, às vezes inesperadamente combinada em diferentes animais. Por exemplo, uma curiosa construção semelhante a dos trabalhos em vime, observada nos músculos rincocelômicos, evoluiu várias vezes. Uma espécie da Classe Heteronemertinos, que de outra forma seria desarmada, apresenta muitos estiletes na probóscide. Espécies ocasionais apresentam caracteres bastante inesperados neste filo: uma delas possui gânglios ao longo do nervo dorsal, outras possuem músculos estriados, e uma pequena espécie que vive entre os grãos de areia apresenta anéis externos, semelhantes aos da minhoca. Claramente, houve uma evolução convergente de grande mostra. Até mesmo a simples classificação dada acima é controversa: a ênfase nos diferentes caracteres produz hipóteses distintas sobre as relações evolutivas. Em qualquer esquema, alguns caracteres elaborados e aparentemente estáveis devem ter evoluído mais de uma vez.

A diversidade ecológica é considerável. Os nemertinos são encontrados em todos os habitats marinhos, desde o fundo do mar até a costa: eles são comuns em mares tropicais e polares. Eles podem viver como comensais com tunicados ou anêmonas-do-mar, ou como predadores de ovos sob a carapaça dos caranguejos. Cerca de uma dúzia de espécies colonizaram os ambientes terrestres, habitando locais frios e úmidos, por exemplo, embaixo de toras que estão apodrecendo. As adaptações para a vida terrestre surgiram separadamente diversas vezes, em espécies de diferentes famílias de hoplonemertinos, mostrando uma forte convergência; por exemplo, todos exibem um grande desenvolvimento do sistema que remove o excesso de água que penetra quando eles são inundados, assim como uma grande produção de muco que os protege da desidratação. Um número bem maior de espécies é encontrado em água doce, novamente exibindo uma grande convergência, pertencentes às famílias dos heteronemertinos e hoplonemertinos. Eles parecem ter seguido duas rotas de colonização da água doce, uma junto aos estuários e a outra via terrestre.

Um comentário :